buscar
´

Variedades de milho no Brasil

É de se pensar que existem uma grande variedades de milho por aí mas que nem nos damos conta. As suas plantações variam de alguns tipos de sementes e suas características entre a textura apresentada, cores e outros aspectos importantes.

Rural
3 meses atrás
Variedades de milho no Brasil

Então podemos encontrar diversos desses no mercado, como os milhos de caráter doce, pipoca, dentado e apresentando característica de serem mais duros ou maleáveis, tudo depende da forma em que ele será consumido ou utilizado.

O cultivo dessas sementes também dependem do solo, do clima e te diversos fatores para serem cultivadas de forma saudável e correta, por isso muitos agricultores estudam e decidem quais serão os locais para praticar essa colheita, já que as variedades de sementem reagem de formas diferentes. Vamos conhecer algumas características do tipos existentes no mercado.

Tipos de semente de milho

No mercado existem uma grande variedades dessas sementes
No mercado existem uma grande variedades dessas sementes

No mercado existem uma grande variedades dessas sementes, e isso se dá por um fenômeno de junção entre sementes e fatores que são comuns entre si, então todos juntos podem formar um tipo diferente de milho, com todos os cuidados de agricultura, eles são cultivados sem perder suas características produtivas.

Existem alguns tipos de combinação entre essas sementes que possuem algumas características mais produtivas do que as outras, vamos citar alguns deles e explicar como é que a coisa toda funciona.

O primeiro dele é o Híbrido Simples, onde duas classes endogâmicas, ou seja, geneticamente semelhantes, se cruzam, assim se traz um resultado mais proporcional e “igual”, a mesma pode acabar sendo menor do que as outras, porém mais produtiva.

O Híbrido Duplo é o cruzamento entre duas classes de híbridos simples, geralmente é indicado aos agricultores que possuem uma tecnologia mais mediana. As produções que demandam de média a alta tecnologia são direcionadas para o Híbrido Triplo que é o resultado de um cruzamento entre uma linhagem mais pura juntamente com um híbrido simples.

Um outro tipo é o Híbrido Simples Modificado (HSm), dessa forma é utilizado um progenitor do gênero feminino, um hibrido cujo a sua progênie seja da mesma linhagem, e também se junta um progenitor masculino de uma outra classe. Assim como o simples, também existe o Triplo Modificado, que é obtido por um HSm e a sua terceira classe é constituída por um híbrido com duas descendências da mesma linhagem.

Ainda temos outras duas opções que é o HIV – Híbrido intervarietal que é quando duas variedades se cruzam. Outra produção é denominada como Top Cross, que uma variedade pode se cruzar com uma linhagem diferente.

Porcentagem de cultivos

Existem alguns tipos de combinação entre essas sementes que possuem algumas características mais produtivas do que as outras
Existem alguns tipos de combinação entre essas sementes que possuem algumas características mais produtivas do que as outras

Verifica-se que no Brasil os híbridos mais cultivados são os triplos, correspondendo a cerca de 36,1%. Logo atrás vem os simples que estão aproximadamente em 23,3%, deixando os dois últimos que são os simples modificado em 7,9% e o de menor porcentagem que são os triplos modificados em 1,5%

Pode se perceber que existe uma variedade na porcentagem do cultivo dessas variedades, isso se dá por alguns fatores que citamos acima, portanto essas diferentes formas de produção dependem do clima, solo, números disponíveis do mercado e principalmente de tecnologia, pois elas precisam de todo o suporte para crescerem saudáveis, tendo cada uma a sua executiva função.

Durante muitos anos os híbridos duplos estavam em ascensão no mercado, porém a sua taxa de cultivo caiu, isso também se dá pela disponibilidade de cultivo que o mercado traz. Independente disso, todos os híbridos são os que estão em alta no mercado, correspondendo a 68,8%.

O cultivo

O cultivo da produção dessas sementes varia de um local com certas densidades, pois cada uma irá apresentar uma característica diferente. Geralmente o indicado para conseguir manter esse cultivo saudável varia em torno de 40.000 a 50.000 dessas plantas a cada pedaço do plantio, isso se dá por um cultivo de tecnologias mais simples.

Falando dos híbridos, o cultivo dos simples e triplos precisam ter um local de plantio maior, ou seja, uma densidade mais elevada em comparação aos duplos por exemplo, falamos aí por cerca de 50.000 a 60.000 por área.

Os cultivos dessas sementes também variam de acordo com o solo e clima, estima-se essas densidades pela característica apresentada por cada um e pela quantidade de tecnologia que eles precisam para trem uma produção eficiente.

Características do grão

Alguns grãos possuem características diferentes por terem diversos tipos de produção. Portanto pode-se perceber que os cultivos de grãos na cor laranja é a de maior predomínio, chegando a corresponder 42%, juntamente com um tom alaranjado eles chegam a quase 58%, para guardarmos isso é só lembrar do milho de pipoca. Alguns outros grãos com a cor amarela representa cerca de 24%, ficando em posições mais baixas temos o tom de avermelhados com 6% e de laranjas amarelados correspondendo a 10% no mercado.

Lembra que comentamos sobre algumas texturas dos grãos? Os que são meio ou semi duros são de maior domínio no mercado, chegando a cerca de 40,5%, e os duros por completos estão em aproximadamente 33,6%, logo atrás vem os dentados parcialmente que correspondem a 21,3% e os dentados totais chegam a menor porcentagem, de aproximadamente 4,4%.

Essas porcentagens variam de acordo com as demandas do mercado, então empresas procuram por grãos mais semi duros e duros em suas produções direcionadas a uma característica específica. Já os grãos dentados normalmente são utilizados para produzir milho verde, talvez não tenha tanta procura ou tecnologia para manter esse cultivo.

Como se faz curau de milho verde
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado...
A fazenda perfeita existe?
A agricultura é responsável por todo o cultivo e o mesmo chega a alimentar ao mundo todo, então a importância dessas plantações, dos preparos de terreno e todos os produtos...
A história e a receita do bolo de milho
Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características,...
Conheça os tipos de milho para pipoca
Por último, temos o mais conhecido por nós, o milho verde ou doce, que geralmente é encontrado naquelas barraquinhas de praia. Esse tipo é um dos mais produzidos no Brasil,...
O que é o milho safrinha?
O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra, que geralmente dura em torno de 5...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...