buscar
´

Tudo sobre o milho e suas riquezas

Quando se pensa em riqueza, podemos imaginar o quanto de algo bom aquele alimento tem pra nos oferecer, e o milho é um desses, apresentando um potencial nutritivo em massa comparado a diversos outros cereais.

Rural
1 semana atrás
Tudo sobre o milho e suas riquezas

Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí! O milho além de servir como um alimento rico pra nós, ele também é utilizado em diversos processos industriais, inclusive em cervejarias, produções de farinhas, amigo, álcool e muito mais.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse alimento tão gostoso e barato de se consumir e entender como as suas produções funcionam, assim você poderá ver que existe um grande investimento na produção de milho em diversos países.

O que é o Milho?

Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!
Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!

O milho pode ser considerado um cereal com um alto poder nutritivo, servindo de alimento para nós seres humanos quanto para os animais. Ele pertence ao gênero Zea, à família Poaceae e sua espécie é conhecida pelo nome de Zea Mays.

O milho tem uma grande produção em diversos países, além do nosso, inclui-se a Argentina, EUA, e China, que correspondem a cerca de 960 milhões de toneladas em suas devidas produções. Aqui no Brasil, alguns estudos apontam que nós consumimos apenas 5% do milho, e os outros 95% se divide uma parte em consumo dos animais e a outra em exportações para outros países, já que o nosso clima, plantio e outros aspectos são importantes para o cultivo desses grãos.

Geralmente a maioria de suas variedades são colhidas no período de boa maturação, ou seja, quando o grão já está completamente maduro, algumas outras podem ser colhidas antes como o milho verde. O seu período de Safra fica entre dezembro e abril, onde você o achará mais facilmente e com menor custo.

Geneticamente modificáveis

O milho tem uma grande produção em diversos países
O milho tem uma grande produção em diversos países

Existem diversos tipos modificáveis dos grãos desses milhos, suas variedades são: Milho dentado, de pipoca, duro, mole e doce. Cada uma delas tem as suas próprias características como cor, textura, formato e utilidade.

Os grãos do milho podem ter a sua reprodução completamente modificável, ou seja, algumas dessas variações podem trazer mais produtividade. Dentre elas existe o híbrido simples, duplo, triplo e suas modificações.

Eles variam entre classes, então o simples acaba cruzando com uma linhagem semelhante, o duplo é o cruzamento de dois híbridos simples, e o triplo é o resultado do cruzamento de uma linhagem pura juntamente com um simples. Portanto essas variações resultam em diferentes produtividades e uso de tecnologia.

Variedades do milho

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

Como falamos acima, existem algumas variedades do milho que muda a cor, textura e a sua utilidade também. A primeira delas é o milho dentado que pode ser encontrado na cor amarela, terrosa ou branca, ele possui uma pequena depressão em seu grão e geralmente é colhido na fase mais madura.

O milho de pipoca é de uma característica mais dura, que quando acontecem as reações químicas dentro da panela com a água e o aquecimento, esse grão se expande tornando uma camada mais esbranquiçada.

O milho duro pode ser utilizado em diversos processos industriais em coadjuvante a um produto sendo fabricado, assim como pode servir de um bom alimento a nós e aos animais, os grãos são encontrados na maior parte das vezes em uma cor laranja-avermelhado. O milho doce é o mais conhecido como “verde”, é colhido na fase imatura e tem uma grande característica de armazenar açúcar.

No mercado existem uma grande variedades dessas sementes
No mercado existem uma grande variedades dessas sementes

Por último falaremos do milho mole, que pode ser encontrado nas cor branca, amarela ou azul, ele tem sua estrutura mais maleável, servindo como um bom produtor de farinhas.

A parte nutritiva do milho

Os grãos do milho podem ter a sua reprodução completamente modificável, ou seja, algumas dessas variações podem trazer mais produtividade.
Os grãos do milho podem ter a sua reprodução completamente modificável, ou seja, algumas dessas variações podem trazer mais produtividade.

Como falamos acima, o milho é um alimento com um grande potencial nutritivo, tendo em vista que ele é rico em vitaminas do tipo B e E, atuando no nossos sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, além de ajudar em alterações hormonais como na depressão e na fadiga muscular também.

Alguns estudos apontam que quando o milho é consumido com alguns outros grãos e até mesmo vinho, ele pode retardar as consequências do envelhecimento, pois eles possuem uma alta concentração de melatonina que por sua vez, são antioxidantes, atuando nessa degeneração celular.

Portanto o consumo do milho traz diversos benefícios ao nosso corpo, com um grande nutrição que podemos suprir ao invés de tomar complexo vitamínico específico para aquilo, o ideal é sempre tentarmos essas demandas por meio de alimentos saudáveis.

Conheça os tipos de milho para pipoca
Por último, temos o mais conhecido por nós, o milho verde ou doce, que geralmente é encontrado naquelas barraquinhas de praia. Esse tipo é um dos mais produzidos no Brasil,...
O que é o milho safrinha?
O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra, que geralmente dura em torno de 5...
Variedades de milho no Brasil
Alguns grãos possuem características diferentes por terem diversos tipos de produção. Portanto pode-se perceber que os cultivos de grãos na cor laranja é a de maior...
Como a quinoa pode ajudar a combater a fome e a desnutrição
Quando falamos sobre a fome crônica, podemos observar que a desnutrição acaba se tornando uma consequência desse âmbito, uma vez que, se o indivíduo não se alimenta a ponto...
Produtos que imitam carne bovina estão ficando melhores
A aposta dessas empresas é que as pessoas vão querer comer menos carne por consciência ambiental, já que a pecuária agride bastante o meio ambiente. Além disso, há um...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...