buscar
´

Como se faz curau de milho verde

O curau é como se fosse um mingau, porém de aspecto um pouco mais seco, ele é super bem visto na culinária brasileira, e assim como a pamonha doce ou salgada, é um prato típico para de consumir em épocas de festa junina!

Rural
7 meses atrás
Como se faz curau de milho verde

O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado para a criação de alimentos deliciosos, inclusive na produção de farinhas.

Vamos conversar um pouquinho mais do que é esse curau e as variedades que o milho verde pode ter. Além disso, falaremos da melhor parte de todas, que é como preparar aquele curau delicioso para uma festinha junina, ou até mesmo para o seu dia a dia.

O que é o curau e como fazer em casa

Curau recém-preparado e pronto para o consumo (Giselli Carvalho / Wikimedia)
Curau recém-preparado e pronto para o consumo (Giselli Carvalho / Wikimedia)

Como falamos acima, o curau é como se fosse um mingau, porém mais seco. Ele geralmente é feito de aspecto mais adocicado, diferente da pamonha, que se pode fazer tanto doce, quanto salgado e até mesmo com recheios diferentes para incrementar aquela receita.

Geralmente, o curau é uma comida típica de festa junina, porém em alguns lugares do Brasil, ele já tem um rotineiro pela população. De acordo com pesquisas, pode-se dizer que ele já é comumente domesticado desde o século XIX, em São Paulo e no interior.

Com algumas informações, pode-se dizer que o curau também já havia sido consumido no Nordeste há muito tempo atrás. Não se sabe dizer exatamente quem veio primeiro, ele ou a pamonha, mas algo que é certeza, é que ele é um doce delicioso de se comer.

Como preparar um curau?

Para preparar aquele curau maravilhoso, você precisará de alguns ingredientes básicos, são eles: 7 espigas de milho verde, 1 xicará de chá de leite, meia xícara de açúcar e canela em pó a gosto. O preparo não difere muito da pamonha, o milho nessas horas também vai ralado, vamos ao passo a passo:

  1. Rale o milho verde em um pote;
  2. Em seguida, coloque o milho ralado, o açúcar, e o leite no liquidificador e bata;
  3. Coloque a massa dentro de uma peneira e leve ao fogo, você irá perceber que essa massa irá engrossar;
  4. Retire do fogo assim que ela ficar um pouco grossa;
  5. Pronto! Agora é só colocar em uma forma, despejar a canela e servir do modo que preferir.

Viu como é fácil prepara aquele curau? O tempero você pode escolher a gosto.

As variedades do milho verde

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

O milho verde possui diversas variedades culinárias, mas antes de citarmos essas deliciosas comidas, vamos falar um pouco sobre as principais características do milho verde, seu cultivo, períodos de maturação entre outros aspectos importantes.

O milho verde, possui uma característica de miolo translúcido, onde a sua textura é baseada em um grão mais arredondado com poucas irregularidades em seu redor. Normalmente, a sua colheita acontece na fase imatura.

Ele também é conhecido como milho doce, por justamente ter o seu sabor mais adocicado do que os outros tipos de milho que existem por aí. Ele pode ser utilizado para a composição de diversos alimentos, principalmente os de aspecto mais doce.

O milho e as suas vantagens

Os grãos do milho podem ter a sua reprodução completamente modificável, ou seja, algumas dessas variações podem trazer mais produtividade.
Os grãos do milho podem ter a sua reprodução completamente modificável, ou seja, algumas dessas variações podem trazer mais produtividade.

O milho possui diversas vantagens, não só as deliciosas comidas como a pamonha, curau, cremes e outros tipos alimentícios, mas também benefícios para a saúde, rejuvenescimento, e outros componentes importantes para a nossa saúde.

O grão do milho é um alimento muito nutritivo, e representa cerca de 21% do nosso consumo. Ele possui diversas vantagens para os animais inclusive pra nós, já que ele é rico em vitaminas do complexo A, B e E, além de apresentar antioxidantes em sua composição.

Então, além dele ser delicioso para se consumir, ele aumenta a nossa imunidade, retarda processos do envelhecimento natural, possui componentes que auxiliam no funcionamento do nosso intestino entre muitos outros benefícios. Agora o que você está esperando para consumir esse alimento saudável e nutritivo?

A importância de escolher o triturador forrageiro certo
Os trituradores são ferramentas muito versáteis e úteis para quem trabalha no campo. Com eles você consegue fazer corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais,...
Saiba o que são trufas negras e brancas que no Brasil tem preço alto, entenda porque
Você já deve ter ouviu falar nas trufas negras, mas provavelmente ainda não comeu nenhuma delas. Isso porque essa iguaria da culinária é extremamente cara. Mas você sabe o...
As origem do delicioso milho
O milho possui diversas características diferentes, que podem variar os sabores, as cores, tamanhos, utilidades e muitas outras coisas. Você deve pensar que existe apenas aquele...
Como fazer pamonha da roça em casa
Outra coisa que as pessoas se perguntam muito é se realmente o milho rejuvenesce a pessoa, e a resposta é que sim, pois consumindo esse alimento, ele acaba retardando os...
A fazenda perfeita existe?
A agricultura é responsável por todo o cultivo e o mesmo chega a alimentar ao mundo todo, então a importância dessas plantações, dos preparos de terreno e todos os produtos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...