buscar

Como fazer pamonha da roça em casa

Quem gosta de uma pamonha nem imagina o quanto de produtividade que esse alimento traz para diversas colheitas de seu grão de milho, além disso, ela é considerada uma comida muito nutritiva e saborosa, podendo ser feita como salgada ou doce.

Rural
1 mês atrás
Como fazer pamonha da roça em casa
Pamonha embalada em palhas de milho (Foto: Melsj / Wikimedia)

Existem diversas formas de fazer a pamonha, como citamos acima ela pode ser feita de modo doce ou salgado, além disso, alguns lugares ainda gostam de incrementá-la, trazendo ela com recheios de diversos sabores para dar aquele toque especial.

Vamos falar um pouco mais sobre essa delícia, e claro, como fazer uma receitinha rápida, gostosa e que serve a sua família, amigos e pessoas que você gosta, afinal, quem é que não ia gostar de uma pamonha bem saborosa?

O que é a pamonha?

Pamonhas embrulhadas (Foto: Isalinky / Wikimedia)
Pamonhas embrulhadas (Foto: Isalinky / Wikimedia)

A pamonha tem a sua origem da palavra tupi pa’muna, que traduzindo significa algo “pegajoso”, ela se trata de uma iguaria brasileira, e basicamente ela é o milho verde triturado. Geralmente, ela é encontrada lá pelos lados do Nordeste, também a achamos no Paraná, em Minas Gerais, no Mato Grosso e em São Paulo.

Você já deve ter ouvido aqueles carrinhos que vendem pamonha dizendo que a mesma é de Piracicaba, e isso se dá por conta da sua alta produtividade nessa área.

Pamonha: O milho verde triturado

Embalagem de pamonha aberta (Foto: Jorge Peixoto / Wikimedia)
Embalagem de pamonha aberta (Foto: Jorge Peixoto / Wikimedia)

Muitas pessoas se perguntam de onde vem esse milho verde e o que mais dá para se fazer com ele, então iremos comentar um pouquinho sobre essa delícia, para entendermos por quais processos ele passa até se transformar em outros alimentos e até mesmo na nossa pamonha deliciosa.

O milho verde ou doce, é uma das variedades do grão do milho. Ele é mais comumente conhecido aqui no nosso país e é sempre fácil de encontrá-lo, como naquelas barraquinhas onde se é vendido. Geralmente ele é colhido na sua fase imatura de cultivo, entre os meses de dezembro e abril, e também é encontrado nesses principais estados que citamos acima.

É possível realizar diversas culinárias com o milho verde, inclusive o curau, e pamonha, cremes, bolos e muitos outros alimentos. Ele é uma das variedades mais requisitadas, justamente por ter um leque de utilidade na composição de diversos alimentos.

Como fazer uma pamonha doce?

A receita geralmente é bem fácil e tranquila de ser feita, o tempo varia de 50 a 60 minutos para o preparo da mesma, e ela pode render até 8 porções, dependendo do quanto você consumir esse doce delicioso e difícil de resistir!

Vamos lá, você irá precisar dos seguintes ingredientes: Separe 12 espigas de milho verde, 1 xícara de coco ralado, 1 copo de água, 2 xícaras de açúcar, 1 pitada de sal, e algumas palhas para a embalagem da pamonha no final.

Agora, falaremos sobre o modo de preparo:

  • Rale as espigas de milho em um potinho;
  • Pegue um liquidificador e coloque as espigas de milho raladas com a água que você separou;
  • Após bater, a separe e acrescente o coco ralado e o açúcar e mexa muito bem;
  • Pegue as palhas reservadas e coloque a massa dentro, nesse meio tempo, coloque uma panela com água para ferver;
  • Assim que a água estiver fervendo bem, coloque uma pamonha de cada vez;
  • Cozinhe por mais ou menos 40 minutos, e pronto! Tire a com cuidado da panela e agora é só servir!

Como fazer uma pamonha salgada?

A pamonha salgada não difere muito da doce, o que muda um pouco são os ingredientes que você irá utilizar. Então reserve: 10 espigas de milho, meio copo de água, 10 tirinhas de queijo de sua preferência, 200 ml de óleo, 1 colher de sopa de sal, 1 pitada de açúcar, e algumas palhas para a montagem.

Vamos ao modo de preparo:

  • Rale as espigas;
  • Coloque no liquidificador o milho ralado juntamente com a água;
  • Separe a massa e acrescente óleo quente, o açúcar e o sal;
  • Coloque a pamonha na palha e no meio coloque as tirinhas de queijo que separou;
  • Você pode embalar do jeito que preferir, ou em copinho ou em formato mais quadrado, mas assim que terminar, a amarre com um barbante ou uma linha;
  • Ferva uma panela com água e quando estiver bem quente, coloque as pamonhas e ferva por 30 minutos;
  • Pronto! Com cuidado as retire da água e sirva com os ingredientes que preferir.

Benefícios nutritivos da pamonha

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

Não só a pamonha, mas todas as outras variedades do milho, trazem um grande potencial nutritivo para os seres humanos, inclusive para os animais. Ele apresenta vitaminas do complexo B e E, e atuam em um melhor funcionamento do intestino.

Outra coisa que as pessoas se perguntam muito é se realmente o milho rejuvenesce a pessoa, e a resposta é que sim, pois consumindo esse alimento, ele acaba retardando os processos do envelhecimento, por possuir antioxidantes como vitamina A, fenólico, ácido ferúlico e outras células que compõe toda essa renovação.

Outros benefícios é que, você tem a imunidade aumentada, e por ele ser rico em ferro, a sua pele acaba ficando bem mais cuidada, a deixando íntegra. Portanto, todas essas vantagens alimentícias que ele traz é tudo por conta dos componentes que o milho possui.

As origem do delicioso milho
O milho possui diversas características diferentes, que podem variar os sabores, as cores, tamanhos, utilidades e muitas outras coisas. Você deve pensar que existe apenas aquele...
Como se faz curau de milho verde
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado...
A fazenda perfeita existe?
A agricultura é responsável por todo o cultivo e o mesmo chega a alimentar ao mundo todo, então a importância dessas plantações, dos preparos de terreno e todos os produtos...
A história e a receita do bolo de milho
Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características,...
Conheça os tipos de milho para pipoca
Por último, temos o mais conhecido por nós, o milho verde ou doce, que geralmente é encontrado naquelas barraquinhas de praia. Esse tipo é um dos mais produzidos no Brasil,...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...