buscar
´

Como escolher melão

Há três características para serem consideradas na hora de escolher o melão, são elas: casca, cheiro e o aspecto da fruta. No entanto, nem sempre é feita da mesma maneira a escolha de frutas, ou seja, cada uma tem suas próprias características que indicam se estão maduras ou não.

Rural
3 semanas atrás
Como escolher melão

Também existem diversos tipo de melão hoje em dia, que podem ser brancas, verdes e amarelos. Porém o melão amarelo, conhecido como pingo de mel, é o mais consumido por aqui no Brasil.

Tipos de melão

  • Melão Orange: Esta fruta tem polpa alaranjada e doce com casca lisa e amarela bem clara.
  • Melão Amarelo: O tipo mais comum de melão é o amarelo, com casca lisa e de cor amarelo vivo, esta fruta tem polpa clara e bastante doce.
  • Melão Matisse: Este tipo de melão é difícil de ser encontrado, com algumas rajadas esverdeadas na casca, esta fruta é bem clara tanto dentro quanto fora.
  • Melão pele de sapo: Ele é verde, alongado e tem a casca toda rajada, semelhante a melancia.
  • Melão gália: É esférico, de casca reticulada, podendo ser da cor amarelo-esverdeada ou amarelo intenso quando está bem maduro, tem polpa branca esverdeada e macia, com aroma marcante.
  • Melão cantaloupe: Esse tem a casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, com a polpa cor de abóbora.

Benefício do melão

Melão em pedaços
Melão em pedaços

O melão possui muitos benefícios, começando por ser rico em vitaminas A e C, além disso tem pouca caloria, justamente por ser constituído com cerca de 90% de água.

A melhor época para comprar melão é no mês de dezembro, pois é quando ocorre as melhores safras e nisso o preço também fica menor.

Aprenda escolher melão

Plantação de melão
Plantação de melão

Primeiro verifique a resistência das extremidades, para isso pressione levemente a parte inferior do melão (oposta à haste), se constatar que está duro é sinal que o melão ainda está verde, e se caso ele ceder um pouco, significa que está no ponto, ou se ceder facilmente é porque a fruta está muito madura. Os melões que não possui caule são os mais maduros.

Melão amarelo, o mais comum
Melão amarelo, o mais comum

A segunda característica importante é observar o se não há rachaduras, furinhos ou partes moles e escuras por fora. O correto é que o melão possua um aspecto físico bem atrativo, com cor forte e casca firme, porém rugosa. Note também, se ao sacudi-lo as sementes não estão soltas, pois isso significa que o melão está maduro.

Por fim, cheire a extremidade do caule do melão, se sentir um aroma ligeiramente frutado é sinal que a fruta está madura e adequada. Caso sinta cheiro de mofo o melão não está bom, por isso evite comprar.

Saiba como conservar o melão

Doce de melão com anis e cravos
Doce de melão com anis e cravos

Se o melão está inteiro e ainda verde pode ser mantido fora da geladeira, depois de aberto aí sim é guardado na geladeira, porém deve-se consumi-lo rapidamente pois estraga fácil, além de absorver cheiros de outros alimentos da geladeira, por isso veja bem onde guardá-lo e procure cobrir ele.

Variedades do milho transgênico podem ser boas para a humanidade
O milho transgênico é aquele que teve seu material genético modificado, recebeu DNA de um outro ou mais seres que não cruzam de formas...
A importância do Milho na economia
A agricultura do milho na economia brasileira é de uma importância fundamental para o país que supera em primeiro lugar seria a...
Cotação e Preço do Milho hoje
Ficar atento ao preço do milho hoje em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Santa Catarina ou em qualquer outro local do Brasil é fundamental para negociar com bons preços e saber...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...