buscar
´

As origem do delicioso milho

A origem deste grão tão gostoso de ser consumido ainda traz algumas dúvidas para a ciência, já que para o mesmo ser cultivado é preciso de tecnologia e alguns cuidados que necessitam para crescerem saudáveis até atingirem seu ponto de maturação.

Rural
6 meses atrás
As origem do delicioso milho

O milho é um grão que traz muitos benefícios tanto a nós seres humanos, quanto aos animais também, sendo um alimento de extremo potencial nutritivo, apresentado vitaminas do complexo B e E, onde alguns deles trazem um benefício de retardar processos do envelhecimento, além disso, é um alimento delicioso de se consumir.

Vamos entender agora, o que de fato é o milho e de onde ele vem, pois de acordo com alguns estudos, ele está no nosso planeta há pelo menos 9 mil anos, sendo domesticado e consumido pelos nossos ancestrais, e por nós hoje em dia.

Quais são as características do milho?

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

O milho possui diversas características diferentes, que podem variar os sabores, as cores, tamanhos, utilidades e muitas outras coisas. Você deve pensar que existe apenas aquele milho verde que estamos acostumados a comprar nas barraquinhas, mas é aí que você se engana.

O milho, por sua definição, é um alimento que tem alto potencial nutritivo para os seres humanos inclusive para os animais também. Existem diversos tipos desse cereal no mercado, suas variações são feitas para a criação de diversos tipos de alimentos, sendo eles salgados ou doces, além de terem uma grande participação em processos industriais.

Basicamente existem quatro tipos dessas variações: Milho dentado, doce, duro, mole e de pipoca. Cada um deles possui texturas, sabores e outras características diferentes entre si. A maioria normalmente é colhida na fase madura, com exceção do milho verde.

O cultivo do milho

O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra
O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra

O cultivo do milho depende de diversas circunstâncias, por isso falamos ali acima que é um pouco difícil entender exatamente onde esse cereal se originou, já que ele é dependente de alguns cuidados, preparativos de solo entre outros fatores em toda a sua fase de cultura.

Um dos fatores importantes para esse cultivo é em relação a densidade, sendo que varia de 40.000 a 50.000 desses grãos por cada hectare, ou seja, isso acaba demandando uma tecnologia um pouco mais simples para o complemento desse cultivo.

Outros fatores que influenciam e devem ser planejados durante esse cultivo é a estabilidade do solo, o clima, local e as possíveis doenças que podem afetar aquela área, pois de acordo com algumas estudos informativos, não é tão válido usar tantos produtos para combater as pragas e outras doenças que podem afetar na produtividade do milho.

Você conseguiu perceber quantos fatores são importantes serem estudados para todo esse cultivo? Desde do controle de manejo do solo até todos os cuidados para a sua produtividade. Você deve estar se perguntando agora como é possível ele estar no nosso planeta há 9 mil anos, e como ele sobrevivia sem ter essa cautela toda? Acredita-se que tenha um outro cultivo no meio dessa história, vamos entender mais!

A origem do milho no mundo

O milho tem uma grande produção em diversos países
O milho tem uma grande produção em diversos países

Nossos ancestrais dependiam de cultivos de grãos, frutas e sementes, além da carne animais para poderem sobreviver. Entretanto, muitos arqueólogos e pesquisadores não encontraram nenhuma semelhança do milho com outra planta por exemplo, acreditando então na teoria de que ele poderia estar ligado a uma variação “selvagem” sua, que por sua vez acabou sendo extinta, ou ainda nem sequer foi descoberta.

De acordo com alguns estudos recentes feitos por cientistas e pesquisadores, acredita-se que o milho pode ter sido “originado” a partir de um parente próximo, que se chama Teosinto ou Zea, ele pertence a à família Poaceae e tem a característica de um pastor, vindo do México.

Foram realizados diversos testes de paternidade entre o Teosinto e o Milho, onde os mesmo tiveram seus híbridos cruzados, resultando em quase 50 mil plantas com características muito parecidas, inclusive o Teosinto foi utilizado para testar sua capacidade de expansão, como o milho de pipoca.

Estudos e pesquisas

A origem deste grão tão gostoso de ser consumido ainda traz algumas dúvidas para a ciência, já que para o mesmo ser cultivado é preciso de tecnologia e alguns cuidados que necessitam para crescerem saudáveis até atingirem seu ponto de maturação
A origem deste grão tão gostoso de ser consumido ainda traz algumas dúvidas para a ciência, já que para o mesmo ser cultivado é preciso de tecnologia e alguns cuidados que necessitam para crescerem saudáveis até atingirem seu ponto de maturação

Como falado acima, o milho e o Teosinto passaram por diversos testes para comprovar o quão parecidos eles eram entre si, além disso, diversos arqueólogos, cientistas e pesquisadores se inspiraram nessa curiosidade para entender como aqueles grãos de milho eram cultivados e utilizados na época.

Existe um abrigo chamado Xihuatoxtla, localizado em Guerrero no México, foram descobertos por pesquisadores e cientistas, ferramentas no processo de polimento de pedras que possuíam alguns resíduos do milho em sua composição, esse foi um estudo antigo que comprovou ao início de sua domesticação.

Acredita-se que os grãos de milho acabaram sendo desenvolvidos, a partir que a população ou comunidade da época passou a domesticar esse alimento, mas ainda não se sabe como ele foi capaz de evoluir em apenas alguns milhares de anos, e se tornar as variações e alta produtividade que acabou se tornando atualmente.

O cultivo do milho no Brasil

Hoje em dia, sabemos que não é todo lugar que o milho consegue ser cultivado de modo que traga a mesma produtividade. Atualmente, ele representa cerca de 21% da nutrição dos seres humanos em todo o planeta.

Antes da chegada dos Portugueses e da grande colonização no nosso país, o milho já era cultivado e consumido pelos índios, porém há mais ou menos 500 anos, quando toda a população chegou e foi se instalando no país, a produtividade do milho começou a ficar cada vez mais forte.

Ele acabava sendo um dos principais alimentos de grande potencial nutritivo para os escravos, todos os que colonizaram o Brasil, e inclusive para o mundo animal. Desde então, com avanços de tecnologia, estudos e pesquisas, o cultivo do milho acabou ficando cada vez mais abrangente e essencial para a população.

A importância de escolher o triturador forrageiro certo
Os trituradores são ferramentas muito versáteis e úteis para quem trabalha no campo. Com eles você consegue fazer corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais,...
Saiba o que são trufas negras e brancas que no Brasil tem preço alto, entenda porque
Você já deve ter ouviu falar nas trufas negras, mas provavelmente ainda não comeu nenhuma delas. Isso porque essa iguaria da culinária é extremamente cara. Mas você sabe o...
Como fazer pamonha da roça em casa
Outra coisa que as pessoas se perguntam muito é se realmente o milho rejuvenesce a pessoa, e a resposta é que sim, pois consumindo esse alimento, ele acaba retardando os...
Como se faz curau de milho verde
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado...
A fazenda perfeita existe?
A agricultura é responsável por todo o cultivo e o mesmo chega a alimentar ao mundo todo, então a importância dessas plantações, dos preparos de terreno e todos os produtos...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...