buscar
´

A importância dos defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas são chamados também de agrotóxicos ou produtos fitossanitários, cujo o uso é indicado para à proteção de culturas agrícolas. No entanto há quem diga que a utilização de defensivos agrícolas na produção das lavouras é um perigo para a saúde humana, ambiental e animal, mas se os produtos forem utilizados da maneira correta, consciente e controlada podem trazer muitos benefícios.

Rural
5 dias atrás
A importância dos defensivos agrícolas

Estima-se que até 40% da produção global de alimentos é perdida no campo, devido ao ataque de pragas e doenças todos os anos. Por isso é importante a utilização dos defensivos agrícolas para “defender” as lavouras ao ataque de seres vivos considerados prejudiciais no ciclo de uma cultura. Além disso, o seu uso permite a sustentabilidade da produção agrícola, que mantém o Brasil como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.

Entenda melhor

Os defensivos agrícolas podem ser de vários tipos de acordo com o que controlam, por isso é importante saber identificar o tipo de defensivo que deve ser utilizado, de acordo com o tipo de praga ou doença.

Inseto se combate com inseticida, para acabar com o ácaro pode ser usado acaricida, no caso de fungos usa-se fungicida, o nematóide pode ser controlado com uso de nematicida e as plantas daninhas com herbicida.

Para que um agrotóxico esteja disponível em uma revenda para comercialização, são realizados vários anos de pesquisa e estudo. E não é só isso, o registro é um processo demorado, que segue rigorosos padrões internacionais. Além disso, o produto precisa ainda ser aprovado pela ANVISA, MAPA e IBAMA e Ministério da Saúde.
Além de tudo, toda técnica é fiscalizada pelo Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes, do Ministério da Agricultura, e pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Por isso, o uso de defensivos agrícolas pode ser seguro, mas desde que seja usado com responsabilidade e que todas as regras sejam seguidas.

Além disso, para conseguir eficiência agronômica e estar dentro da legislação no mercado interno, ou exportação é necessário seguir o receituário agronômico.

Para orientações técnicas sobre o manejo agrícola de um modo geral e sobre o uso adequado de defensivos é preciso sempre consultar um engenheiro agrônomo. Ele é o profissional que informa sobre a quantidade de produto exata que se deve utilizar para cada necessidade.

Benefício dos defensivos agrícolas

Os defensivos agrícolas também é útil para minimizar custos e otimizam o tempo de manejo de uma lavoura. Com isso economiza-se com horas trabalhadas com os tratoristas, diminui o combustível utilizado no maquinário, reduz com diárias dos trabalhadores, nas compras de muitos produtos e com manutenção de equipamentos/implementos de um modo geral.

Além do mais, sem o uso de agrotóxicos a produção fica muito comprometida e sujeita à riscos. E neste caso ao final da safra, a lucratividade que terá será muito maior com a utilização dos agrotóxicos.

Os defensivos agrícolas já são há muito tempo utilizados na agricultura, No entanto, hoje os defensivos agrícolas ganham importância devido ao seu papel na produção mundial de alimentos.

Cuidados precisos para o uso de agrotóxicos

Os produtos agrícolas devem ser prescrito por um engenheiro agrônomo, o chamado receituário agronômico. Para a correta aplicação dos defensivos agrícolas deve-se saber: o alvo, a dosagem, o diagnóstico da área, entre outros. É assim que esses produtos ajudam a manter rentabilidade e altas produtividades da lavoura.

Conhecer os defensivos, ler a bula, analisar a dosagem necessária, são ações simples que podem garantir a eficácia dos defensivos. É na bula, que consta toda as informações e orientações necessárias para o sucesso da aplicação. O uso de uma superdose ou subdose, ao invés de acabar com a praga, poderá causar a proliferação ainda maior de insetos.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disponibiliza todas informações sobre os defensivos agrícolas registrados pelo órgão. Na plataforma AGROFIT é possível realizar pesquisas importantes sobre o controle de pragas, e tipos de produtos agroquímicos autorizados no Brasil.

A segurança na hora de aplicar os defensivos também é tão importante quanto conhecer o produto. Por isso os EPIs (Equipamento de proteção individual) são fundamentais para evitar os acidentes e prevenir as doenças ocupacionais. Por lei, a utilização desses equipamentos é obrigatória, são eles: touca árabe, jaleco, luva, calça, viseira facial, respirador avental e bota.

*Com informações do Canal Rural e Ministério da Agricultura.

Como escolher melão
Há três características para serem consideradas na hora de escolher o melão, são elas: casca, cheiro e o aspecto da fruta. No entanto, nem sempre é feita da mesma maneira a...
Variedades do milho transgênico podem ser boas para a humanidade
O milho transgênico é aquele que teve seu material genético modificado, recebeu DNA de um outro ou mais seres que não cruzam de formas...
A importância do Milho na economia
A agricultura do milho na economia brasileira é de uma importância fundamental para o país que supera em primeiro lugar seria a...
Cotação e Preço do Milho hoje
Ficar atento ao preço do milho hoje em Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Santa Catarina ou em qualquer outro local do Brasil é fundamental para negociar com bons preços e saber...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...