buscar
´

A história e a receita do bolo de milho

O milho é um alimento delicioso, nutritivo e cheio de histórias e algumas incógnitas por aí. Dele, pode sair diversos tipos de comida, tanto doces como curau, pamonha, cremes, quanto salgados como farinhas, além disso, é possível comê-lo com recheios e temperos de seu gosto.

Rural
2 meses atrás
A história e a receita do bolo de milho
Mauro Cateb / Wikimedia

O milho possui diversas variedades, são elas: Milho doce, dentado, duro, mole e de pipoca. Essas variações possui diversas características diferentes, como a textura, o sabor, as cores e as suas utilidades também, principalmente em processos industriais.

O bolo de milho apresenta histórias interessantes do seu uso, desde quando se originou, até ser domesticado pelos nossos ancestrais e seguir para a nossa geração. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse doce delicioso e aprender como preparar um para a família.

O milho e suas variedades

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

Você sabia que o milho era cheio de variedades? Pois ele é, e existem diversos tipos e utilidades do mesmo, até em suas principais características de tamanho, formato, cor, sabor entre outros principais aspectos.

Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características, enquanto alguns são mais indicados para a culinária brasileira, outros são mais utilizados em processos industriais.

Contudo, um dos mais famosos, inclusive para a produção do bolo de milho, é o verde. Ele possui um sabor mais adocicado comparado às outras variedades, assim é possível criar diversos alimentos de composições e sabores diferentes com o milho verde.

A história do bolo de milho

Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!
Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!

O milho em si possui algumas incógnitas quando relacionado com a sua origem, já que ele é um alimento que depende de cuidados, planejamento e outros fatores importantes para o cultivo, como o clima, a preparação do solo, a safra, entre outros.

Portanto, acredita-se que ele pode ter sido desenvolvido de uma geração de milho “selvagem”, e que a partir de um teosinto (espécie de capim), ele pode ter sido domesticado pelos nossos ancestrais até chegar ao tipo de cultura que é atualmente.

Mas, voltando um pouquinho, o bolo de milho foi um dos alimentos que também esteve presente nesses tempos antigos, de acordo com pesquisas, ele era um doce que estava ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis.

Na tribo, ele era conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum evento importante, como por exemplo o batismo de uma criança. Portanto, algumas especificações e doces já eram consumidas por índios e pela população da época.

O aproveitamento do milho

Além do milho ser um tipo de “cereal” de alto potencial nutritivo, dele você consegue aproveitar outras coisas também, como os seus fiapos onde é apresentado como um bom chá que ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, já que ele é diurético.

Além disso, o milho é utilizado em muitos processos industriais, então você consegue aproveitá-lo para a criação de farinhas, açúcar, álcool, amido, combustível, bebida, entre muitas outras coisas, principalmente no ramo da culinária.

Então acredite, dele pode-se extrair diversos componentes para produções de coisas que nem imaginamos, além de possuir um sabor maravilhoso em seus alimentos.

Receita do bolo de milho

O bolo de milho depende apenas de alguns ingredientes, vamos descrevê-los aqui para você já deixar tudo preparado para fazer essa delicia. Você vai precisar de: 250g ou uma lata de milho fresco, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de manteiga, 3 ovos e 1 lata de leite condensado, de marca da sua preferência.

O preparo é bem simples, e em questão de 40-50 minutos o seu bolo estará prontinho para servir, vamos ao passo a passo:

  • Pegue todos os ingredientes e coloque no liquidificador;
  • Bata bem;
  • Prepare uma forma, unte com manteiga e farinha;
  • Despeje a massa do liquidificador na forma e coloque pra assar;
  • Leve ao forno a 180º e deixe assar por 30 minutos;
  • Pronto! Seu bolo já pode ser servido. Lembre-se que se quiser algo mais cremoso, poderá acrescentar com uma calda de milho deliciosa.
Conheça os tipos de milho para pipoca
Por último, temos o mais conhecido por nós, o milho verde ou doce, que geralmente é encontrado naquelas barraquinhas de praia. Esse tipo é um dos mais produzidos no Brasil,...
O que é o milho safrinha?
O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra, que geralmente dura em torno de 5...
Tudo sobre o milho e suas riquezas
Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí! O milho além de servir como um alimento rico pra...
Variedades de milho no Brasil
Alguns grãos possuem características diferentes por terem diversos tipos de produção. Portanto pode-se perceber que os cultivos de grãos na cor laranja é a de maior...
Como a quinoa pode ajudar a combater a fome e a desnutrição
Quando falamos sobre a fome crônica, podemos observar que a desnutrição acaba se tornando uma consequência desse âmbito, uma vez que, se o indivíduo não se alimenta a ponto...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...