buscar
´

A história e a receita do bolo de milho

O milho é um alimento delicioso, nutritivo e cheio de histórias e algumas incógnitas por aí. Dele, pode sair diversos tipos de comida, tanto doces como curau, pamonha, cremes, quanto salgados como farinhas, além disso, é possível comê-lo com recheios e temperos de seu gosto.

Rural
9 meses atrás
A história e a receita do bolo de milho
Mauro Cateb / Wikimedia

O milho possui diversas variedades, são elas: Milho doce, dentado, duro, mole e de pipoca. Essas variações possui diversas características diferentes, como a textura, o sabor, as cores e as suas utilidades também, principalmente em processos industriais.

O bolo de milho apresenta histórias interessantes do seu uso, desde quando se originou, até ser domesticado pelos nossos ancestrais e seguir para a nossa geração. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse doce delicioso e aprender como preparar um para a família.

O milho e suas variedades

O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.
O milho, um conhecido cereal cultivado em grande parte do mundo, é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal devido às suas qualidades nutricionais.

Você sabia que o milho era cheio de variedades? Pois ele é, e existem diversos tipos e utilidades do mesmo, até em suas principais características de tamanho, formato, cor, sabor entre outros principais aspectos.

Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características, enquanto alguns são mais indicados para a culinária brasileira, outros são mais utilizados em processos industriais.

Contudo, um dos mais famosos, inclusive para a produção do bolo de milho, é o verde. Ele possui um sabor mais adocicado comparado às outras variedades, assim é possível criar diversos alimentos de composições e sabores diferentes com o milho verde.

A história do bolo de milho

Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!
Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí!

O milho em si possui algumas incógnitas quando relacionado com a sua origem, já que ele é um alimento que depende de cuidados, planejamento e outros fatores importantes para o cultivo, como o clima, a preparação do solo, a safra, entre outros.

Portanto, acredita-se que ele pode ter sido desenvolvido de uma geração de milho “selvagem”, e que a partir de um teosinto (espécie de capim), ele pode ter sido domesticado pelos nossos ancestrais até chegar ao tipo de cultura que é atualmente.

Mas, voltando um pouquinho, o bolo de milho foi um dos alimentos que também esteve presente nesses tempos antigos, de acordo com pesquisas, ele era um doce que estava ligado diretamente com a cultura dos índios tupis guaranis.

Na tribo, ele era conhecido como Mbojape, e normalmente era feito quando ocorria algum evento importante, como por exemplo o batismo de uma criança. Portanto, algumas especificações e doces já eram consumidas por índios e pela população da época.

O aproveitamento do milho

Além do milho ser um tipo de “cereal” de alto potencial nutritivo, dele você consegue aproveitar outras coisas também, como os seus fiapos onde é apresentado como um bom chá que ajuda a melhorar o funcionamento dos rins, já que ele é diurético.

Além disso, o milho é utilizado em muitos processos industriais, então você consegue aproveitá-lo para a criação de farinhas, açúcar, álcool, amido, combustível, bebida, entre muitas outras coisas, principalmente no ramo da culinária.

Então acredite, dele pode-se extrair diversos componentes para produções de coisas que nem imaginamos, além de possuir um sabor maravilhoso em seus alimentos.

Receita do bolo de milho

O bolo de milho depende apenas de alguns ingredientes, vamos descrevê-los aqui para você já deixar tudo preparado para fazer essa delicia. Você vai precisar de: 250g ou uma lata de milho fresco, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de manteiga, 3 ovos e 1 lata de leite condensado, de marca da sua preferência.

O preparo é bem simples, e em questão de 40-50 minutos o seu bolo estará prontinho para servir, vamos ao passo a passo:

  • Pegue todos os ingredientes e coloque no liquidificador;
  • Bata bem;
  • Prepare uma forma, unte com manteiga e farinha;
  • Despeje a massa do liquidificador na forma e coloque pra assar;
  • Leve ao forno a 180º e deixe assar por 30 minutos;
  • Pronto! Seu bolo já pode ser servido. Lembre-se que se quiser algo mais cremoso, poderá acrescentar com uma calda de milho deliciosa.
A importância de escolher o triturador forrageiro certo
Os trituradores são ferramentas muito versáteis e úteis para quem trabalha no campo. Com eles você consegue fazer corte e trituração de forragens, sementes, cascas, cereais,...
Saiba o que são trufas negras e brancas que no Brasil tem preço alto, entenda porque
Você já deve ter ouviu falar nas trufas negras, mas provavelmente ainda não comeu nenhuma delas. Isso porque essa iguaria da culinária é extremamente cara. Mas você sabe o...
As origem do delicioso milho
O milho possui diversas características diferentes, que podem variar os sabores, as cores, tamanhos, utilidades e muitas outras coisas. Você deve pensar que existe apenas aquele...
Como fazer pamonha da roça em casa
Outra coisa que as pessoas se perguntam muito é se realmente o milho rejuvenesce a pessoa, e a resposta é que sim, pois consumindo esse alimento, ele acaba retardando os...
Como se faz curau de milho verde
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...