buscar
´

A fazenda perfeita existe?

A agricultura e a pecuária são fundamentais para a sobrevivência humana, só assim a comida chega para o mundo todo, então a importância dessas plantações, dos preparos de terreno e todos os produtos necessários para a proteção desses cultivos é de extrema importância.

Rural
1 semana atrás
A fazenda perfeita existe?

É possível que a fazenda que gera menos custos e produza mais aconteça num futuro não tão distante, com o avanço tecnológico, principais mudanças na economia de forma justa, podem contribuir positivamente para que esses processamentos do cultivo sejam melhorados e facilitados no dia a dia.

Vamos rever alguns conceitos de cultivo e colheita para falar um pouco mais sobre isso, e realmente saber se a fazenda perfeita existe de fato ou não. O quão próximos estamos de tornar a agricultura mais justa e qualificada?

Evolução agrícola

Vamos rever alguns conceitos de cultivo e colheita para falar um pouco mais sobre isso
Vamos rever alguns conceitos de cultivo e colheita para falar um pouco mais sobre isso

Há dez mil anos atrás, os cultivos de frutos, sementes, e outros alimentos começaram a acontecer, e isso foi um marco muito decisivo na história, pois nas terras que eles conseguissem manter essa produção, seria onde eles se instalariam, formando um pequeno vilarejo.

Portanto, podemos dizer que a agricultura ajudou muito ao engate da civilização, uma vez que a criação de vilarejos ficaram no mesmo lugar que os cultivos, incentivando a juntar as populações. Atualmente, podemos observar que cerca de 40% do nosso planeta são terras de cultivos.

É possível que daqui a algum tempo, essas evoluções agrícolas possam proporcionar uma alimentação muito mais saudável para pessoas do mundo todo, e para isso é preciso que haja algumas mudanças, como novas revoluções.

Revolução

É possível que daqui a algum tempo, essas evoluções agrícolas possam proporcionar uma alimentação muito mais saudável
É possível que daqui a algum tempo, essas evoluções agrícolas possam proporcionar uma alimentação muito mais saudável

Comentamos acima que para uma alimentação muito mais saudável (mais do que já produzem hoje em dia), é preciso que aconteça uma segunda revolução agrícola, ou seja, mudanças e novos planejamentos de produção e cultivo.

A primeira revolução agrícola teve a sua característica embasada em expansão e descobrimento de terras, vegetações, climas entre outros, que consistia em alimentar a população através da natureza em geral, como florestas, água e aspecto selvagem. Porém, a forma como isso ocorria acabava desestabilizando o meio ambiente, levando algumas áreas em destruição, e isso não deve acontecer mais futuramente.

A exploração consiste no desequilíbrio da biodiversidade, afetando o clima, e com o tempo os cultivos deverão ser de longo prazo, de forma que preserve toda a natureza e emita menos efeitos de gases prejudiciais ao efeito estufa.

E as fazendas futuras? Como serão?

A primeira revolução agrícola teve a sua característica embasada em expansão e descobrimento de terras, vegetações, climas entre outros
A primeira revolução agrícola teve a sua característica embasada em expansão e descobrimento de terras, vegetações, climas entre outros

Com o avanço da tecnologia, é possível criar drones e robôs com sensores sensíveis à plantação. Portanto, em vez de gastar com exploração, explorar e desmatar para criar o cultivo apenas de um aspecto, será possível deixar a plantação juntamente com vidas selvagens preservadas.

A ideia é o drone monitorar essa plantação, e em solo, os sensores que detectam nutrientes como água, fertilizante, entre outros e mandam sinais ao agricultor do que está faltando e o que está em excesso, assim nada se extrapola e algumas substâncias tóxicas deixam de ser liberadas.

Além dos sensores, alguns sistemas serão responsáveis por nos ajudar a produzir alimentos que vem de harmonia com o meio ambiente, e não contra, se baseando em todo o ecossistema do loca, sem precisar forçar o cultivo de um alimento que não condiz com aquele lugar.

Alguns desenvolvimentos já realizados

Existem alguns lugares que já possuem uma dinâmica desenvolvida para prejudicar menos o ambiente. Na Costa Rica, alguns habitats tropicais funcionam de coadjuvante com as terras cultivadas, então os pássaros acabam comendo algumas pragas que se impregnam na plantação, e os cultivos servem de alimento para os animais, dessa forma, a produção se torna mais limpa, e toda a cobertura florestal é garantida.

Um outro lugar que também mudou um pouco os métodos, foram os Estados Unidos, que consistiram na criação de gados juntamente de espécies nativas, onde em seus locais acabam armazenando carbono. Outros lugares como Nepal, Bangladesh e Camboja, também ocorreu mudanças no cultivo do arroz, aumentando a safra, experimentando novas variedades do grão e comportando métodos menos agressivos a esse plantio.

Em Zâmbia, centros procuram visar em uma produção que não sobrecarregue a natureza, aumentando a produtividade das lavouras e estudando locais específicos que gerem menos desmatamento. Um outro local que adotou uma medida muito importante foi a Índia, onde produzira máquinas frigorificas para preservar mais os seus produtos, sem que os desperdicem.

Conclusões

Com o avanço da tecnologia, é possível criar drones e robôs com sensores sensíveis à plantação
Com o avanço da tecnologia, é possível criar drones e robôs com sensores sensíveis à plantação

Podemos perceber que cada método contribui para a melhora do cultivo preservando o clima e toda a biodiversidade da natureza. Portanto é viável e também certeiro que as fazendas do futuro, possam adotar esses métodos de acordo com cada local, sendo possível juntar mais de um em diversos lugares.

A fazenda perfeita pode não existir, mas o que temos certeza é que agricultores, o governo e todos nós podemos trabalhar para melhores cultivos, onde todos saem ganhando.

Como se faz curau de milho verde
O milho verde possui diversas variações alimentícias, e uma de suas características marcantes é justamente esse leque de utilidades dentro da culinária, onde se é usado...
A história e a receita do bolo de milho
Como falamos acima, suas variedades mais adquiridas no mercado são os 5 tipos, dentado, verde, doce, mole, duro e de pipoca. Os mesmo ainda assim variam suas características,...
Conheça os tipos de milho para pipoca
Por último, temos o mais conhecido por nós, o milho verde ou doce, que geralmente é encontrado naquelas barraquinhas de praia. Esse tipo é um dos mais produzidos no Brasil,...
O que é o milho safrinha?
O milho safrinha tem esse nome porque ele tem sua definição em “sequeiro”, ou seja, ele acaba sendo cultivado após o período de safra, que geralmente dura em torno de 5...
Tudo sobre o milho e suas riquezas
Ele é consumido por nós e também pelos animais, assim, consegue suprir uma grande demanda nutricional, mas não para por aí! O milho além de servir como um alimento rico pra...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...